quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Percurso pedonal seguro e confortável entre o Junqueiro e Praia da Parede - Pedido à Câmara Municipal de Cascais em 30JAN2017

Parede, 30JAN2017
Assunto: percurso pedonal seguro e confortável entre o Junqueiro e Praia da Parede

Ex.mos Senhores

Da zona do Junqueiro para a Praia da Parede existe uma passagem pedonal pouco conhecida. Faz a ligação entre a Rua Vasco da Gama, ainda do lado do Junqueiro, e a Rua António José de Almeida, já muito próxima da praia. A passagem em causa está assinalada abaixo:



Esta passagem serve uma zona bastante grande, tanto do lado do Junqueiro, como do outro lado da linha férrea, por via da passagem superior da Rua de Moçâmedes. Graças a esta passagem existe uma ligação pedonal rápida à praia:



Quem vem pela Rua de Luanda, encontra porém algumas dificuldades a partir do cruzamento com a Rua de Cabinda.



Se optar pelo lado esquerdo da rua, tem boas condições até ao ponto A.
Aí o passeio está sempre ocupado por automóveis e os peões têm que passar pelo espaço que os automobilistas entendem deixar desocupado.
  


Atravessa-se a passadeira, e mais à frente (B) novo passeio permanentemente ocupado também por automóveis. Por vezes é difícil aceder à passagem a que me refiro, mais à frente.



Optando-se pelo lado direito da rua, primeiro percorre-se um passeio de largura que não cumpre a lei (C), apesar de estar desocupado de carros por ter pilaretes.
Mais à frente, o passeio voltar a estar sempre ocupado ilegalmente por automóveis (D), muitas vezes obrigando a circular pela rua. Note-se que do lado contrário há estacionamento legal.


 
Chega-se então ao ponto E não é possível atravessar de forma segura para a dita passagem, pois não existe nenhuma passadeira.





Venho solicitar à CMC que crie pelo menos uma alternativa segura e confortável, a que os peões têm direito por lei, de modo que esta vasta área tenha um acesso rápido à Praia da Parede.
No caso do percurso pelo lado esquerdo da Rua de Luanda, não são preciso mais que uma mão cheia de pilaretes para impedir os automobilistas de ocuparem ilegalmente o passeio. Todas as outras condições existem já.
No caso do percurso do lado direito da Rua de Luanda serão necessários pilaretes para libertar os passeios e criar uma passadeira como abaixo, ou solução com o mesmo fim:



Não basta a CMC manifestar a intenção de promover a mobilidade por meios suaves, nomeadamente no PDM. É com pequenas intervenções como esta que se criam pequenos percursos pedonais seguros, confortáveis e rápidos, que depois se vão interligando uns aos outros. Depois, com alguma divulgação na zona, associado a uma fiscalização eficaz do estacionamento ilegal (note-se que alguns destes carros a ocupar passeios se devem à taxação do estacionamento junto da praia), algumas pessoas trocarão a deslocação de carro por deslocação a pé, cumprindo-se o objectivo.


A intervenção do lado esquerdo (ie, pilaretes) é uma obra mínima. Faltam 6 meses para o Verão, desafio a CMC a aceitar o desafio de criar um percurso pedonal aceitável até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.