terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cartões de crédito e débito no Pingo Doce

Apoio que o Pingo Doce rejeite cartões para baixos valores. E muito em especial cartões de crédito.

As margens da distribuição são baixas, a concorrência é forte. Estamos a falar de percentagens de cerca de 5% cobradas pela utilização dos cartões. 5% é muito no âmbito do que está em jogo. Quem acham que paga essas taxas? Mais cedo que tarde estão na factura do consumidor final, obviamente.


Muita gente anda muito satisfeita pagando a crédito, mesmo sem necessidade disso e não entrando em pagamento de juros. No fim levam umas milhas de avião ou uns euros em crédito.
É verdade que estão a ganhar com isso, mas de onde virá o milagre da multiplicação? Será que os bancos que emitem os cartões dão crédito gratuito por 20 ou 30 dias e depois ainda premeiam o utilizador? Hummmm....

Obviamente que o milagre é mais terreno. Parte da factura que pagamos, apesar de não discriminada, obviamente, é uma percentagem pelo pagamento em cartão de crédito. E, também obviamente, paga essa taxa quem utiliza e quem não utiliza o cartão de crédito. Fica em vantagem o primeiro.

Duas opções para quem não quer utilizar o cartão (e pagar essa utilização sem de facto a ter):

  • Pedir o desconto correspondente
  • Preterir os locais onde aceitem pagamento por cartão de crédito, deste modo subsidiando a utilização do cartão por outros